sábado, 12 de abril de 2008

Top 10: os dez animes mais esquecidos na TV brasileira

oiiiiii Karone na área com um novo top 10 hehehehehe!

Existem desenhos que à primeira vista os fãs de anime podem apostar que são sucessos certos em qualquer lugar. Seja por seus efeitos, sua fama ou qualidade em outros países. Mas, por algum motivo eles não emplacam no Brasil.

Aqui estão os 10 desenhos japoneses que não deram certo no país. São animes dignos de brincadeiras do tipo "ninguém sabe, ninguém viu".

10 - Hello KittyHello Kitty fez sucesso no Japão e em inúmeros países ao redor do mundo. Seus produtos vendem bem no Brasil, desde os piratas às surpresas do McDonald´s. Mas sua animação não teve o mesmo sucesso e foi ao ar no ingrato horário de sete da manhã no Cartoon Network.
O resultado é que poucos puderam conhecer Hello Kitty fora de uma carteira bonitinha.

9 - Sakura Wars
Mesmo com boas vozes em sua versão brasileira e fãs espalhados por todo o país, Sakura Wars teve um final triste. A série ficou um ano na "geladeira" do Cartoon Network até estrear no triste horário das uma e trinta da madrugada, praticamente sem propagandas durante a programação do canal.
Ótimo programa pra quem sofre de insônia, péssimo pra quem estuda ou trabalha no dia seguinte.

8 - Dinozaurs
A produção era tão bizarra e estranha, que de tão ruim durou apenas vinte episódios no Japão e passou despercebida na Fox Kids brasileira, que logo tirou a série do ar junto de seus efeitos 3D cafonas.
Nesta animação parece que tudo dava errado. Direção, roteiro, seqüência narrativa, tudo parecida desorganizado. Apenas a dublagem e o horário generoso se salvaram.

7 - Shin-Chan
Um desenho engraçado, clássico (com mais de 500 episódios) e bem dublado. Tinha tudo para dar certo no Brasil. Tinha... Após uma exibição relâmpago na Fox Kids, bombardeado por país e educadores, saiu do ar sem maiores explicações voltando tempos depois às seis da manhã do Animax.
Lembrando que não foram exibidos todos os episódios da série. Seu mangá também não foi diferente e conseguiu a façanha de ter apenas 12 edições nas bancas nacionais.

6 - Bucky
Após inúmeras criticas, o anime que lançou o programa Band Kids com a Kira na Rede Bandeirantes foi um fiasco de audiência, enquanto seu parceiro Dragon Ball Z batia recordes. Também não foi bem recebido pelo público como produto comercial e acabou "jogado" no meio da programação do Canal 21, apenas para São Paulo.

5 - Soul HunterSoul
Hunter é um ótimo desenho, com uma excelente animação, que quase ninguém viu no Brasil. O principal motivo é sua sofrível dublagem feita em Miami. Vozes horríveis foram escaladas, com interpretações fajutas de pessoas que não eram atores profissionais garantiram o esquecimento da série no meio da confusa programação do extinto Locomotion.

4 - Doraemon
No Japão, Doraemon tem mais de 900 episódios, vários filmes e inúmeros produtos licenciados. No Brasil quase ninguém prestou atenção ao robô azul que ficou perdido nas tardes do Clube da Criança da TV Manchete. As crianças brasileiras achavam as histórias complicadas e os adultos consideravam o anime meio infantil. O resultado é que ficou pouco tempo no ar e com exceção dos fãs, poucos lembram que ele algum dia passou por aqui.

3 - Zillion
O tratamento que esta produção teve no Brasil chega a ser visto como uma afronta por alguns "otakus" (fãs). Zillion é uma das produções mais respeitadas fora do país e por aqui, mesmo com uma excelente dublagem, foi exibida em "pedaços" na madrugada da Rede Globo. Posteriormente mudou-se para a programação da TV Gazeta, em uma fase em que quase ninguém assistia a emissora paulista.

2 - Jovens Guerreiros
O mangá dos Guerreiros passou despercebido nas bancas e foi bombardeado com críticas de "pirataria". Com o anime não foi muito diferente, quase ninguém alugou seu VHS no Brasil (fato similar ao que ocorreu como Kojiro - Guardiões do Universo de Masami Kurumada - que nunca chegou a TV, por isto não está nesta lista), o resultado foi ele ser exibido nas manhãs de domingo da Rede Record sem qualquer propaganda. Com tanto rolo, poucos conheceram um dos melhores roteiros que já chegaram ás telinhas brasileiras.

1 - Samurai X e Slarsye
Os fãs do retalhador Kenshin ficaram indignados quando o Samurai teve sua série (com o perdão do trocadilho) retalhada pela Rede Globo, que chegou a juntar três episódios em um e só exibir uma única vez. O resultado? Uma audiência muito baixa que fazia o desenho perder todo dia para as produções americanas do SBT. Além disto, a dublagem chegou a chocar alguns fãs, chegando a ponto de transferir uma história do interior do Japão para a capital, entre os erros absurdos que fizeram o telespectador se desinteressar mais ainda pela trama. Menos sorte ainda teve Slayers que empatou com o Samurai em primeiro lugar na nossa pesquisa. As feiticeiras tiveram apenas sua primeira temporada, exibida uma única vez pela Rede Bandeirantes e depois nunca mais deram sinal de vida, nem mesmo no Canal 21, que repetiu todas as demais produções da Band. E segundo muitos fãs da série, os episódios nem devem ser repetidos, pois sua dublagem sempre é lembrada como uma das piores já feitas em São Paulo. Crise pouca é bobagem!

è lastimável que pequenos detalhes como esses impediram o sucesso de séries com histórias tão boas!
Isso é o Brasil!!!!

bjioookas a todos

Karone de ko-35

6 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber se vc ou algum amigo seu vidrado em animes lembra de um filme exibido na Band, se não me engano em 4 capítulos, há mais ou menos uns 8-10 anos atrás. A história era de uma raça alienígena de andróides q chegam na terra para destruir a humanidade. Um deles chaga antes e tenta proteger a Terra, o nome dele é Órgon (é assim q eu me lembro da pronúncia). Ele encontra um garoto q vive em tóquio q eh capaz de entrar dentro do robô como se ele fosse um tipo de exoesqueleto. No final eles descobrem q os aliens são humanos de uma missão para exploraro espaço q se perdeu e teve de criar as armaduras robóticas para sobreviver, só que elas acabaram sendo incorporadas aos seus corpos!!

se tiveres alguma informação eu agradeço.

Watson Bentes

André de souza vieira disse...

lembro sim desse anime. muito violento. do karai. mas também não lembro o nome. se alguém lembrar e tiver o link pra download, meu email é: koianiskatsi@gmail.com

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

detonator orgun, e não era 4 episódios e sim 3

Unknown disse...

ah...e não foi a 8 ou 10 anos...rs...rs...foi em 1997 no us manga do brasil pela extinta manchete

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.