sábado, 19 de abril de 2008

Os seriados de hoje em dia não são como os de antigamente?

ooooooi Karone na área co novas críticas!

Agora sobre o Universo Toku!

Entre o público de tokusatsu (seriados japoneses) muito se discute sobre isso, e até profissionais da área como Hiroshi Watari (ator que viveu o Boomerman de “Jaspion” e o Sharivan) já deram seus comentários sobre o assunto. Afinal, os seriados de hoje em dia não são como os de antigamente?

Quando comparamos os seriados dos anos 70 e 80 com os mais atuais, percebemos que existe uma tremenda diferença estética visual, narrativa, personagens entre outros fatores e tentaremos resumir o que gerou hoje em dia.

Comparando séries do gênero Henshin Heroine como: “Mahou Shojochuka na Ipanema”, “Bishoujo Kamen Poitrine” (a nossa “Patrine”), “Utau! Dairyu Miyagi” com as de hoje em dia como “Wecker” e “Pretty Soldier Sailor Moon” de longe tem a estética, a estrutura de construção dos personagens e além disso, o visual caricatural da série como trajes e personagens em cena.

As séries antigas japonesas têm como principal diferença, o exagero da atuação dos atores e atrizes em demonstrar ações e sentimentos. Pegamos por exemplo à série “Patrine”, sabemos quem é o vilão pelo seu visual, como também sabemos que sentimento demonstra as crianças da série, apenas por seus rostos. Hoje em dia, esses sentimentos foram demasiadamente reduzidos a gritos e alguns gestos que lembram vagamente os sentimentos de hoje presentes na maioria de animes como gotas, personagens caindo e outros tipos

Ainda falando das séries de Henshin Heroine (meninas que se transformam), antigamente as atrizes dessas séries sofriam transformações visuais completas desde uma maquiagem que dá a falsa impressão de seus olhos aumentarem, como cabelos e outros. Os trajes dessas personagens sempre brilham, ou tem algum detalhe em dourado que se destaca em cena. Alias, muitas vezes podemos pensar que essa influência seja egípcia, mas na verdade elas provêem do teatro japonês.

Séries cômicas com grande teor de comédia como “Ninpu Sentai Hurricanger” (“Power Rangers Ninja Storm”), “Bakuryu Sentai Abaranger” (“Power Rangers Dino Thunder”) e “Mahou Sentai Magiranger” mesmo que tenham acessórios, personagens cômicos e efeitos especiais para esse tipo de gênero, elas não se assemelham em nada à comédia de antigamente

Desde as personagens extremamente exagerados presentes em “Machineman”, em “Patrine”, em “Flashman” e outras dos anos 80 e 70. Compare um visual de um personagem que você percebe de longe que tem problemas, como o vilão cabeleireiro de “Patrine” com os vilões de “Abaranger”, por exemplo. O visual dos vilões são mais sérios, mais adultos e sua atuação se resume a voz diferente do ator que fazia um cabeleireiro com sérios problemas sobre sua profissão. Resumindo, as séries de hoje em dia criam personagens normais no dia a dia, mais realistas e diferente dos personagens que eram caricaturas do universo japonês.

Nada mais a declarar

rsrsrsr

Bjos da Kah

Nenhum comentário: